HISTÓRICO INSTITUCIONAL

A Escola Técnica ATENEW é uma das mais jovens escolas profissionalizantes de Duque de Caxias e sua trajetória começa em 2005, quando é criado um pequeno curso - Neo Wilsen educação profissional, no bairro do pilar. Sonho este idealizado pelo Instrutor Manoel Benedito Serra da Costa, também conhecido como Neo, em parceria com outros ex-instrutores do SENAI, Caldeireiros e Encanadores Industriais oriundos da Reduc e Rio Polímeros.

O crescimento e desenvolvimento do curso, bem como os positivos resultados da missão educativa empreendida naquela época, deram espaços a sonhos e compromissos maiores. O espaço utilizado tornou-se insuficiente para atender a clientela e em 2008 começa o processo de ampliação das instalações, onde passou então a funcionar, até o presente momento no bairro de jardim primavera. Já no novo endereço, sua organização administrativa foi reformulada, o que justificou a implementação da Escola Técnica ATENEW e novos Treinamentos das NRs (Normas Regulamentadoras do MTE) para atender a demanda local e empresarial.

A meta era ir mais além: oferecer o ensino profissionalizante como empenho universal em sua ampla gama de possibilidades e inteirar-se a respeito das novas demandas e especializações. Neste mesmo período, iniciou-se o processo formal de transformação da ATENEW em uma escola técnica reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, para oferta do curso Técnico de Caldeiraria e Estruturas Metálicas. No ano de 2011, no dia 25/7, foi aprovada a autorização para funcionamento do curso Técnico de Caldeiraria e Estruturas Metálicas através do Parecer CEE/RJ n.º 079, publicado em Diário Oficial na data de 28/07/2011, página 32 – Poder Executivo.

O processo de desenvolvimento da Escola Técnica ATENEW prosseguiu com o recredenciamento, em 2012, e com a autorização de funcionamento de mais dois cursos: Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de Soldagem e posterior credenciamento junto ao CREA/RJ.

O conjunto de intenções estabelecido pela missão, visão, valores institucionais, bem como seus objetivos educacionais e respectivas metas, configuram o perfil institucional da ATENEW.

Tal constatação permite, ainda que de maneira superficial, apresentar esta escola técnica que tem sua sede na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Grande Rio como uma instituição ousada: a sua missão é promover qualidade de vida tendo como instrumento o processo educacional.